26 de jan. de 2016

S01E02 - Eu, profissional! Buscar pelo novo.


No último post falei sobre a minha primeira experiência como profissional e sobre a base da formação do meu perfil durante meu primeiro emprego. Os anos se passaram nesta mesma empresa me levando a caminhos diferentes do que havia percebido.
Pausa pro comentário: É engraçado como as vezes não notamos que estamos mergulhados em um emprego que não gostamos e que não condiz com nosso objetivo, mas mesmo assim deixamos o tempo passar como se não fosse algo precioso. Bom, percebi isso depois de anos.
Enfim, meu vinculo trabalhista logo terminou nesta empresa e então foi quando resolvi estudar para prestar vestibular (hahaha.. não foi!). Por fim, não estudei, não entrei na faculdade e após 03 meses recebi o convite para retornar a esta mesma empresa, na qual não durei mais 10 dias porque recebi o convite de trabalho para atuar como auxiliar administrativo em uma empresa que comercializava equipamentos de telefonia e informática. Fantástico, era a oportunidade de trabalhar e ver como um computador funcionava.
Pausa para o susto: Acabei de me tocar que acho que foi nesse período que comecei a ter preferencia por Software e não Hardware.
Nesta empresa, descobri que Auxiliar Administrativo é o nome do cargo dado como "carta coringa"! Dentre minhas atribuições, tudo era cobrado e tudo era minha responsabilidade.

Aprendi muito! Aprendi sobre peças de computadores, redes, sobre negociações financeiras e também fiz grandes amigos.

Me lembro de que nas horas vagas eu passava pela bancada de trabalho de alguns amigos para ver aqueles computadores novos e abertos em processo de instalação/manutenção. Lembro-me que foi quando ganhei minha primeira anotação de sequencia de cores para "clipar" um cabo de rede com um RJ45.

A vida tava boa, pois havia deixado de ganhar pouco e começava a ganhar quase que o dobro (cerca de R$ 350,00), estava aprendendo mais sobre tecnologia e em uma boa empresa com um ambiente legal. Mas, quanto mais ganha, mais gasta e quanto mais sabe, mais quer ter aumento salarial.

Percebi que por o meu salario não estava acompanhando a minha carreira e foi então que decidi outra vez procurar oportunidades no mercado.
Pausa pra reflexão: Existe uma linha tênue entre agir por impulso e ser corajoso! Algo que não devemos ter em nossa carreira é o medo de arriscar ou o medo de recomeçar! É possível sim ter prazer no trabalho e com uma boa remuneração, desde que você esteja preparado pra isso.
No mercado, lá estava eu de novo caminhando contra o que eu gostava e mais uma vez encontrei um bom emprego com bom salario, porem novamente de auxiliar administrativo.
Pausa: Nada contra os auxiliares administrativos, mas acredito que pessoas dessa função sofrem e ganham pouco.
Bom, ao menos essas duas ultimas experiencias foram cruciais para que eu realmente começasse a trabalhar na área de tecnologia. Nessas duas empresas o software que era utilizado era justamente do meu próximo emprego.

A facilidade em lidar com sistema, atuar como multiplicador de informações e de apoio acabou me gerando a oportunidade de ter o meu primeiro emprego na área de tecnologia.

Mas essa é uma outra história.

De lição:
- Aprendi que ser a "carta coringa" as vezes é bom, pois você tem a possibilidade de aprender muita coisa.
- Aprendi sobre hardware (mas não gostei!).
- Aprendi a não ter medo de buscar empregos melhores.
- Aprendi que algumas atribuições bem feitas lhe geram oportunidades.
- Aprendi processos e ferramentas adequadas podem auxiliar muito uma organização em sua gestão.

Se você esta insatisfeito com o que faz ou com o seu emprego, só exitem três opções: Mude o meio, mude do meio ou deixe o meio te mudar!

Qual a sua escolha?

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários