27 de out. de 2009

E o que você tem feito?

Já se perguntou: “O que ando fazendo com minha vida?” Se parar pra pensar sobre a resposta se surpreenderá.  Somos cheios sonhos, planos e objetivos, mas o que estamos realmente transformando em ação para alcançá-los e a parte mais importante.


Sonhos, Planos e Objetivos

Quem nunca sonhou em realizar ou conquistar algo bom? Isso faz parte de nós, sonhar cria esperança, alimenta expectativas e faz bem à alma e disso surgem nossos planos. Tudo acontece a partir de uma vontade e se essa vontade é motivadora o bastante nos dá força para construirmos um plano e alcançarmos determinado objetivo, e é exatamente neste ponto que quero chegar, se você não sentir vontade ou simplesmente não agir com certeza o seu objetivo não será alcançado.

Sentir vontade é comum, todos nos sentimos e às vezes até idênticas, mas será que temos forças o suficiente para transformar essa vontade em objetivo realizado? Se você tem vontade, planeja e não esta alcançando resultados significa que seu planejamento não foi bom ou que a sua força de ação não esta sendo tão ideal.

Vamos mais distante nesta teoria, questione-se: “Qual o meu objetivo de vida?” Porque você levanta todos os dias sempre no mesmo horário, faz o mesmo trajeto de ida e volta para trabalhar ou estudar e convive praticamente com as mesmas pessoas? Se você não esta alinhado com um plano, agindo em busca de seus objetivos provavelmente você esta vivendo uma rotina sem uma perspectiva maior.

Tente falar ou escrever sobre seu objetivo de vida e suas expectativas para o futuro, se isto está bem claro pra você então é claro que não terá dificuldades, do contrario é sinal que não está bem definido ou até mesmo não existe. Muitas pessoas deixam este serviço para a maré e como diz a letra da música de Serginho Meriti, interpretada por Zeca Pagodinho: “... Deixa a vida me levar, vida leva eu!", e se você esta deixando a vida te levar não espere colher bons resultados, a única coisa que cai do céu é chuva e Deus não te dará nada de graça sem que você contribua.

Há algum tempo atrás me peguei pensando sobre meus objetivos, sobre um plano, o que tenho feito e se realmente tenho uma história. Isso aconteceu porque participei de uma dinâmica em grupo onde tínhamos que responder de “bate e pronto” as seguintes questões:

1. Imagine que você morreu ontem e agora está parado à frente de seu tumulo, o que você gostaria de ver escrito em sua lapide?

2. Que legado você gostaria de deixar?

Consegue responder? Quer fazer um exercício com isso, sugiro que pense sobre e tente escrever, veja se seus objetivos andam alinhados com o inicio, meio e fim da sua história.

Teoricamente escrever sobre sonhos, planos e objetivos parece ser muito fácil, mas não é! Quero usar este texto como uma lição pra mim mesmo e como já citei nas postagens iniciais, o ato de escrever para um Blog era minha vontade, planejar como fazer isto era muito simples porem o grande problema era tornar o plano de ação uma realidade. Então se resumirmos, vontade é o inicio, planos são fundamentais, mas serão realizados apenas com AÇÃO.

CUIDADO com os planos de domingo à noite e finais de ano! Já notou que todo inicio de semana e fins de ano são parecidíssimos, é sempre a mesma coisa, momento de rever os erros e acertos do passado e planejar as mudanças pro futuro. Mas existem dois detalhes importantes que esquecemos é de colocar o planejamento no papel e a ação que faz com que ele saia do papel para realizar seu objetivo.

Então, fecho este texto com uma frase que li no Livro “O Monge e o Executivo” escrito por James C. Hunter onde Jim Rohn diz:
"Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla."

Se esforce, aja de forma alinhada com seus planos e objetivos que a recompensa virá!

Abraços!! 

2 comentários :

  1. Muito bom o texto Jeimyson, quando dormimos sonhamos com tantas coisas boas, quando acordamos não temos coragem de dar o primeiro passo.

    Um bom exercício é planejar a execução dos pequenos sonhos, daqueles que estão mais próximos. A prática leva ao gosto e à perfeição.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário Ivan!!

    É o despertar para ação, e praticar com os pequenos sonhos é o começo de muitas realizações!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir

Comentários