16 de ago. de 2011

O que te move? Qual a sua motivação?

Há dias, conversando a respeito de historias de profissionalismo, tive o relato de uma que me chamou atenção e fez com que refletisse muito.

Foi o conto sobre um jovem "Auxiliar" relatado do inicio de carreira até o fim de sua trajetória de 20 anos em determinada organização nacional, onde já havia atingindo o cargo máximo, e que ao se despedir demonstrou toda a admiração, paixão e fidelidade que existia pela empresa, pelo seu líder e pelos seus liderados.

Historias como essa pode ser algo comum? Acredito que sim, varias pessoas conseguem construir uma valiosa e duradoura participação dentro das organizações, mas o que me chamou mais atenção foi pensar em “Qual era à motivação deste profissional? O que o moveu durante estes 20 anos? O que fez com que os ideais de uma organização se transformassem nos ideais dele durante esse tempo todo?”.

Coincidentemente no mesmo período li e discuti entre amigos algo a respeito de liderança eficaz onde citava um exemplo bíblico que ensinava de forma objetiva de como o Líder Maior (Jesus) foi excelente ao conseguir com que cada seguidor comprasse seus ideais de tal forma que poderiam morrer pela sua causa.

Todo ser humano possui necessidades básicas, sonhos e expectativas e sabemos que muitos profissionais confundem estas necessidades básicas com um “vicio financeiro” onde a qualidade de trabalho é a moeda de troca para um alto salário. Não quero e nem penso em fazer apologia à super-valorização ou desvalorização da mão-de-obra, no entanto quero compartilhar a visão de que por trás de toda parte financeira e necessidades existem aqueles indivíduos que possuem Paixão, Admiração e Fidelidade ao que fazem e/ou para as pessoas que fazem.

Penso que durante o trajeto deste Jovem, hoje homem, havia uma grande admiração, fidelidade e paixão pela empresa, profissão e/ou equipe e estes sentimentos (“humano e não maquina”) o moveram a cada ano de sua historia.

Todo esse cenário levou-me ao seguinte questionamento: “Os líderes obteriam mais resultados trabalhando também os fatores humanos de seus liderados?” O FATO é que todo líder deve ter bem claro que seus liderados são seres humanos (não maquinas) e que cada um deles possuem desejos, sonhos, expectativas, necessidades, paixão e admiração e que talvez alguns deles ainda não estejam neste nível de discernimento entre “gostar do que faz” e “se preocupar com o que ganha pelo que faz”.

E se como líder entender que tais fatores humanos são fundamentais para mover pessoas você começara a se atentar mais em não deixar que seus liderados percam todos esses sentimentos, começará a pensar em não gerar expectativas que não consiga atender ou que esteja distante da realidade, pois quando todos esses sentimentos se transformarem em frustração você poderá desmotivar ou ate mesmo perder um grande profissional.

Além da capacidade, é preciso ter paixão pelo que faz, ter admiração por algo ou alguém, ter o prazer natural de servir e se sentir útil de alguma forma. Uma causa (objetivo) só será realizada, e talvez com excelência, se todos tiverem o sentimento de que fazem parte desta causa e que são essenciais para o processo como um todo.

Gerar esses sentimentos na equipe é parte de liderar com eficiência, faz parte do seu trabalho como líder (independente de nível hierárquico) fazer com que a equipe tenha a vontade suficiente para “defender a causa até a morte”! Capacitar é importante, mas não deixar a capacitação se tornar um processo de “robotização” é determinante! Não é possível programar, reprogramar e reiniciar pessoas!

Já pensou que a mesma admiração que você tem por um ídolo, por um time ou por qualquer outra coisa pode ser a mesma admiração e fidelidade que um liderado tem por você? Então o que você tem feito para manter essa admiração?

Se pergunte:
- Você ou seus liderados percorreriam um caminho de 20 anos de resultados e conquistas, mesmo com dificuldades, por uma causa?

- Você ou seus liderados "morreriam" por determinada causa? Quantos possuem o sentimento de admiração e fidelidade pelo líder, pela empresa e/ou pela equipe?

- Pense então se na pior das situações, seus liderados já não estão frustrados?

- Sua maneira de motiva-los tem sido eficaz? Você os lidera para mover apenas pedras ou para mover montanhas?

Quantos questionamentos “hein” meu caro líder!

Passe a colocar à frente de Causas, planos, projetos, processos, regras, reuniões e alinhamentos a expressão (humano + sentimentos + capacidade). Passe a considerar que para mover a montanha você precisará de humanos bem preparados e munidos de muita capacidade, sentimento, razão e vontade.

Tenho me perguntando frequentemente: “O que me move?”, então se questione caro leitor:

“O QUE TE MOVE?"

  

3 comentários :

  1. Jeimyson, ótimo post!

    Sou assistente em uma organização e neste exato momento em que digito este comentátio, estou finalizando uma apresentação para o meu superior direto sobre endomarketing e motivação que ele irá apresentar. Ao decorrer do texto da apresentação que ele me passou, começou meus questionamentos sobre o líder que ele quer demonstrar ser.

    Estou a 2 anos na empresa, no setor em que trabalho são 3 pessoas, eu, meu chefe (coordenador) e minha colega (também assistente). No primeiro ano tinha objetivos a serem alcançados e os alcancei com muita motivação e dedicação ao meu trabalho, porém, ao atingi-los meu superior não foi muito feliz deixando uma indireta de que era para me contentar com o que conquistei, baixar a cabeça e trabalhar. Após isso, não deixaram nenhuma perspectiva de crescimento, não foi deixado nenhum objetivo, sinto que trabalho apenas pelo salário no final do mês.

    Minha felicidade com as conquistas do primeira ano, hoje já não me motivam mais, com o tempo fui me desmotivando. Antes participava de decisões importantes do setor, hoje as únicas informações que recebo são para mão de obra, não vejo mais os projetos como um todo, algumas atitudes do meu superior também me agradam e acabam me desmotivando ainda mais.

    Durante a apresentação, meu superior afirma o seguinte: "Ninguém luta por aquilo que não sabe o que é. Empregado sem informação não pode assumir responsabilidades." Acho que antes apresentar isto aos demais colegas de trabalho ele deveria olhar para sua própria apresentação e se questionar se a sua equipe esta satisfeita e motivada, se ele esta fazendo o que ele esta dizendo.

    Talvez por eu ser mais novo (em idade e não em tempo de empresa), sem muita experiência, não saiba lidar com algumas situações do dia a dia, das intrigas e fofocas que acontecem. As vezes me parece que me jogam para escanteio por isso, um dos maiores projetos feito por nós, nem sequer fui chamado para apresentação do projeto para os gerentes.

    Venho tentando buscar motivação para seguir trabalhando e crescer profissionalmente, mas é difícil, só consigo me motivar para buscar um novo emprego e começar tudo novamente.
    Será que eu estou errado e tenho que buscar sozinho minha motivação? ou isso deve partir do meu superior?

    Desculpem o desabafo, Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Leitor(a) Anônimo(a),

    Obrigado por prestigiar e espero que possa visitar esta pagina novamente e ler o meu ponto de vista com relação ao que escreveu, não quero ser prepotente ao ponto de transparecer que tenho a resposta exata para teu problema, porem é uma situação delicada e outras visões podem ser importantes para que refletir:

    - Seu superior é um líder ou um chefe? Se ele for um chefe então não crie expectativas sobre a figura e atitudes dele como um líder. Mesmo estando em posições “hierarquicamente superiores” muitos “chefes” não chegam nem perto de entender e praticar liderança como também há o inverso, muitos líderes não estão necessariamente em posições estrategicamente hierárquicas. Isso é ruim? NÃO, porem existem pontos positivos e negativos e isso depende do cenário.

    - É importante você conseguir distinguir as pedras no caminho entre a sua participação e a dele, o ponto chave não esta na idade, tempo de empresa ou conhecimento (coisas do tipo auxiliam), mas sim na maneira que você faz, na maneira com que você enxerga a sua carreira profissional, aonde você quer chegar! Isso é fundamental para o seu crescimento, que aproveito para lhe dizer sobre o que penso de “perspectivas de crescimento”, é um caminho que nós mesmos construímos, depende exclusivamente de nossas escolhas e atitudes estar preparado para as oportunidades e percebe-las.

    - Não enxergue a não participação em decisões, processos ou projetos como algo do tipo “estão me deixando de lado”, não é ruim não estar envolvido em tudo. Enxergue que tal condução deu a possibilidade para que você desse foco no que realmente pode ser importante e lhe deu a oportunidade de fazer o que deve ser feito da melhor maneira possível, isto sim vai criar um caminho que te leve ao crescimento.

    Não deixe a sua auto estima ser influenciada pelo ambiente ou pessoas! Para um líder, motivar a equipe é importante, mas é essencial ter uma equipe de pessoas com a capacidade de auto motivação.

    Independente de qualquer necessidade ou expectativa, não se iluda achando que a mudança de local de trabalho lhe proporcionará tal satisfação, é uma questão temporária e novos problemas surgirão! Não use esta alternativa como uma válvula de escape para resolver a questão a não ser que realmente seja a única forma.

    DICA: Tente conversar com seu superior e expor a ele as suas expectativas e necessidades e principalmente... Esteja preparado para criticas, e para ouvir as necessidades e expectativas dele. Comunicação é tudo! Isso poderá deixar ambas as partes alinhadas quanto à relação comercial de vocês.

    Siga em frente e boa sorte!
    Abraço!

    Msn: Jeimyson_souza@hotmail.com
    Skype: Jeimyson.souza

    ResponderExcluir

Comentários