Neste mês estive lendo e estudando um pouco mais sobre Conflitos e
formas de administrá-los e absorvi a afirmação que em todas as relações humanas existem
diferenças, divergências ou conflitos e estes estão presentes em todos os lugares, principalmente nas
empresas e em projetos.
Denomina-se como conflito “uma divergência
de interesses ou crenças que impede que as aspirações ou vontades das partes
não sejam atingidas de forma simultânea”.
Eles são quase que inevitáveis e muitas
pessoas associam a palavra de uma forma negativa, como resultado de um
comportamento indesejável, à agressividade, confronto físico ou verbal e a
sentimentos negativos porem digo-lhes que existem conflitos positivos e
negativos.
Conflitos Positivos, como é isso? São
aqueles que quando gerenciados e tratados de maneira adequada proporcionam um
crescimento fortalecendo o relacionamento de forma que seja o inicio para
mudanças individuais ou coletivas, prevenindo a estagnação, despertando
interesse e curiosidade pelo desafio da oposição, revelando problemas e
demandando soluções. Todos os conflitos que não proporcionam tal evolução podem
ser considerados negativos.
Mas como identificar estes conflitos e
resolvê-los? Bom, toda solução de um problema começa pela constatação do mesmo,
ou seja, é extremamente importante encontrar qual a origem real do conflito e a
forma com que ele se desenvolveu.
Segundo Richard Walton (1972),
é importante distinguir e caracterizar o que são conflitos com causas reais e
com causas emocionais.
Conflitos com causas reais envolvem
divergências acerca de politicas, normas, prioridades, recursos, papeis e
relações formais entre as partes e exige negociação de soluções de problemas
pelos participantes e ate mesmo intervenções de terceiros de partes neutras.
Já os conflitos com causas emocionais,
compreendem sentimentos entre as partes como os de desconfiança, desprezo,
ressentimento, medo, rejeição e exige a reestruturação das percepções das
partes e o tratamento dos sentimentos existentes, além de intervenções
cuidadosas de uma terceira parte habilitada.
Em PROJETOS as
causas mais comuns de conflitos encontram-se nas questões relacionadas a prazos
e programações, prioridades, disponibilidade e qualificação de recursos
humanos, questões técnicas, procedimentos administrativos, choques de
personalidades e custos.
Segundo
o PMI®, “Projeto é um esforço temporário empreendido com o objetivo de
criar um produto ou serviço único”, esse fato facilita o surgimento de diversos
tipos de limitações e pressões que alimentam os conflitos e que quando mal
gerenciados atrapalhará diretamente o andamento de seu projeto causando
atrasos, desmotivando indivíduos fundamentais da equipe e ate levando o projeto
ao insucesso.
Como
gerente é possível antecipar boa parte destes conflitos com base na experiência
e conhecimento dos motivos históricos e uma vez antecipados fica mais claro
planejar ações para minimiza-los ou ate mesmo evita-los.
Porem, quando não evitada à ocorrência é
preciso trata-los da melhor maneira possível e o conhecimento da sua natureza é
que o direcionará para a melhor solução que normalmente encontram-se nas áreas
da razão e objetivo.
Para administrar conflitos é extremamente
importante que quem esteja conduzindo tenha um controle emocional e que:
·
Elabore
soluções conjuntas, evitando climas de batalha.
·
Deixe
de lado as interferências do ambiente.
·
Resolva
as questões emocionais passadas que possam interferir.
·
E
principalmente, separe as pessoas do problema!
Não há receita exata para evitar conflitos e
administrá-los nem uma regra padronizada, há variações de diversas questões
como momentos, cenários e pessoas e ai é onde se encontra um dos grandes
desafios do líder: “Saber administrar a ocorrência dos conflitos e tratá-los de
forma adequada quando ocorrerem”.
Comece a enxergar os conflitos, em todos os
âmbitos e níveis, como normais e como uma oportunidade de evoluir, mesmo que
seja para evitar que tal situação aconteça novamente.
É preciso aguçar nossa capacidade de ouvir
para entendermos melhor os nossos semelhantes, só ouvindo e entendendo as
expectativas, necessidades, vontades do outro é que você começará a pesá-las e
a enxergar a origem de um conflito para que ai sim em seguida consiga começar a
tratá-los.
“Seja suave com as pessoas
e duro com os problemas (Fisher)”
Deixo aqui a indicação da base de estudo para quem se interessar mais
pelo assunto:
Livro: Negociação e Administração de
Conflitos (FGV Management)
Eugênio do Carvalhal,
Antônio André Neto,
Gersem Martins de Andrade,
João Vieira de Araújo.
Apostila de Aula: Negociação e Administração
de Conflitos (FGV)
Tagli Mallmann
0 comentários :
Postar um comentário
Comentários