16 de nov. de 2011

Conflitos – Eles existem! Como tratá-los?


Neste mês estive lendo e estudando um pouco mais sobre Conflitos e formas de administrá-los e absorvi a afirmação que em todas as relações humanas existem diferenças, divergências ou conflitos e estes estão presentes em todos os lugares, principalmente nas empresas e em projetos.

Denomina-se como conflito “uma divergência de interesses ou crenças que impede que as aspirações ou vontades das partes não sejam atingidas de forma simultânea”.

Eles são quase que inevitáveis e muitas pessoas associam a palavra de uma forma negativa, como resultado de um comportamento indesejável, à agressividade, confronto físico ou verbal e a sentimentos negativos porem digo-lhes que existem conflitos positivos e negativos.

Conflitos Positivos, como é isso? São aqueles que quando gerenciados e tratados de maneira adequada proporcionam um crescimento fortalecendo o relacionamento de forma que seja o inicio para mudanças individuais ou coletivas, prevenindo a estagnação, despertando interesse e curiosidade pelo desafio da oposição, revelando problemas e demandando soluções. Todos os conflitos que não proporcionam tal evolução podem ser considerados negativos.

Mas como identificar estes conflitos e resolvê-los? Bom, toda solução de um problema começa pela constatação do mesmo, ou seja, é extremamente importante encontrar qual a origem real do conflito e a forma com que ele se desenvolveu.

Segundo Richard Walton (1972), é importante distinguir e caracterizar o que são conflitos com causas reais e com causas emocionais.

Conflitos com causas reais envolvem divergências acerca de politicas, normas, prioridades, recursos, papeis e relações formais entre as partes e exige negociação de soluções de problemas pelos participantes e ate mesmo intervenções de terceiros de partes neutras.

Já os conflitos com causas emocionais, compreendem sentimentos entre as partes como os de desconfiança, desprezo, ressentimento, medo, rejeição e exige a reestruturação das percepções das partes e o tratamento dos sentimentos existentes, além de intervenções cuidadosas de uma terceira parte habilitada.

Em PROJETOS as causas mais comuns de conflitos encontram-se nas questões relacionadas a prazos e programações, prioridades, disponibilidade e qualificação de recursos humanos, questões técnicas, procedimentos administrativos, choques de personalidades e custos.

Segundo o PMI®, “Projeto é um esforço temporário empreendido com o objetivo de criar um produto ou serviço único”, esse fato facilita o surgimento de diversos tipos de limitações e pressões que alimentam os conflitos e que quando mal gerenciados atrapalhará diretamente o andamento de seu projeto causando atrasos, desmotivando indivíduos fundamentais da equipe e ate levando o projeto ao insucesso.

Como gerente é possível antecipar boa parte destes conflitos com base na experiência e conhecimento dos motivos históricos e uma vez antecipados fica mais claro planejar ações para minimiza-los ou ate mesmo evita-los.

Porem, quando não evitada à ocorrência é preciso trata-los da melhor maneira possível e o conhecimento da sua natureza é que o direcionará para a melhor solução que normalmente encontram-se nas áreas da razão e objetivo.

Para administrar conflitos é extremamente importante que quem esteja conduzindo tenha um controle emocional e que:
·         Elabore soluções conjuntas, evitando climas de batalha.
·         Deixe de lado as interferências do ambiente.
·         Resolva as questões emocionais passadas que possam interferir.
·         E principalmente, separe as pessoas do problema!

Não há receita exata para evitar conflitos e administrá-los nem uma regra padronizada, há variações de diversas questões como momentos, cenários e pessoas e ai é onde se encontra um dos grandes desafios do líder: “Saber administrar a ocorrência dos conflitos e tratá-los de forma adequada quando ocorrerem”.

Comece a enxergar os conflitos, em todos os âmbitos e níveis, como normais e como uma oportunidade de evoluir, mesmo que seja para evitar que tal situação aconteça novamente.

É preciso aguçar nossa capacidade de ouvir para entendermos melhor os nossos semelhantes, só ouvindo e entendendo as expectativas, necessidades, vontades do outro é que você começará a pesá-las e a enxergar a origem de um conflito para que ai sim em seguida consiga começar a tratá-los.

“Seja suave com as pessoas e duro com os problemas (Fisher)”

Deixo aqui a indicação da base de estudo para quem se interessar mais pelo assunto:
Livro: Negociação e Administração de Conflitos (FGV Management)
Eugênio do Carvalhal, 
Antônio André Neto, 
Gersem Martins de Andrade, 
João Vieira de Araújo.

Apostila de Aula: Negociação e Administração de Conflitos (FGV)
Tagli Mallmann


0 comentários :

Postar um comentário

Comentários