10 de jan. de 2011

Onde está seu FOCO?


Aproveite o inicio de ano, clima de novo começo e novas esperanças para pensar sobre “Onde esta seu foco?”, essa é uma questão fundamental para obter o sucesso seja na sua carreira profissional ou em sua vida.

O foco é o passo definitivo para as mudanças necessárias em seus pensamentos e sentimentos com relação ao que você faz aqui e agora, é isso que determina seus atos, que cria seus hábitos, que define seu caráter e que criará seu destino.

Foco significa onde vou despender 70%, 80% ou mais da minha energia e energia é dinheiro, é tempo, é comprometimento e é priorização de metas. É comum vermos metade da empresa fazendo uma coisa e a outra metade fazendo coisas completamente fora do foco.

Ter foco é saber exatamente onde estamos, onde queremos chegar e como faremos pra chegar lá. Sendo mais claro, é ter um objetivo e ter disciplina para caminhar rumo ao alcance deste objetivo.

No âmbito profissional podemos dizer que o foco esta relacionado ao seu Plano de Carreira. Já parou pra se questionar se a profissão que você exerce esta alinhada com seu Objetivo? Alias, saberia responder qual o seu Objetivo Profissional?

É comum encontrarmos pessoas exercendo profissões que nem sequer realizam com alegria, “profissionais em modo automático” (trabalho sem diferencial esperando o salario), isso porque tal função, cargo ou empresa não fazem parte de seu objetivo profissional, não MOTIVA, não dá PRAZER, não o faz FELIZ e serve apenas para manter suas necessidades básicas, ou seja, trabalha porque tem que pagar as contas. Conhece alguém assim? (Qualquer semelhança é mera coincidência). 

Estas pessoas tendem a se tornarem MEDIANAS por estarem sem direção e que enxergam o seu trabalho apenas como uma forma de SOBREVIVER. Não sabem exatamente o que estão fazendo, porque estão fazendo e qual será o foco nos próximos dois três anos.

Em um profissional sem foco, analiso duas vertentes:

- Não tem foco atualmente por não existir um alinhamento com sua essência ou com sua vontade profissional. (Faz o que não gostaria de fazer).
Estes devem ser remanejados dentro da organização ou ate disponibilizados ao mercado, pois podem não se encaixar e continuar não fazendo muita diferença.

- Não sabe lidar com o “Relógio da urgência”.
Neste caso, é importante ter um gerenciamento da rotina adequado com prioridades bem definidas contando ainda com o apoio de uma liderança para que as urgências e rotinas não sejam priorizadas de forma errada.

Como líder procure identificar estes pontos em um profissional sabendo relacionar “Função x Perfil” e vá além: seja humano, preocupe-se também com a pessoa, com a felicidade e metas pessoais de seu colaborador. 

E você caro leitor, tem um foco? Caso não tenha então tente encontrar, pense em quais são suas Metas pessoais (O que você quer?), Metas profissionais (Qual a atividade que fala ao seu coração?), Metas familiares (O que você quer conseguir para sua família?) e Metas espirituais (O que você quer fazer em prol dos outros?).

Tenha FOCO em sua carreira e em sua vida e não desperdice seu TEMPO!

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários