27 de jun. de 2014

O Poder da Liderança

Consegue imaginar o poder que a habilidade de liderança tem em uma Equipe/Time?

Uma vez li em um livro do Vicente Falconi, que inclusive fiz referência em um artigo anterior (Fatores que Garantem Resultados), que defende que dentre os fatores considerados importantes para obter bons resultados o principal e fundamental é a habilidade de Liderar.

Apesar do tema ser repetitivo e vetusto, ainda há muito que se aprender.

A liderança não é uma habilidade que necessariamente está localizada em um determinado nível hierárquico e ela pode ser facilmente exercida e identificada em qualquer nível do organograma de sua organização. Entretanto, é comum atrelarmos o termo liderança à Presidentes, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Técnicos e figuras políticas e isto ocorre porque se você está em uma posição destas então a habilidade, além de ser esperada, é praticamente o principal requisito.

Digo que “Ser líder é uma habilidade pessoal de lidar com pessoas para alcançar objetivos.”

A partir do momento que entendemos que para liderar, um dos fundamentos básicos é saber lidar com pessoas então começa-se a perceber que todo o resto são pequenas peças que se encaixam no grande quebra cabeças de pessoas x organizações x objetivos.

O Poder da Liderança consiste em saber utilizar essa habilidade à seu favor para alcançar os objetivos necessários. Pessoas possuem necessidades e uma gama de sentimentos como (expectativas, motivação, frustração, etc.) e estes precisam ser trabalhados de maneira correta.

Apesar de parecer uma receita fácil e exata, garanto-lhe que não é! O líder pode conquistar seu(s) liderado(s) facilmente como também pode “perder-a-mão” em questão de segundos ou até mesmo nunca conquistá-los.

Quando digo conquistar, digo no sentido de estabelecer uma relação de mão dupla onde há confiança e cumplicidade para “jogar junto”. A história nos mostra vários exemplos de grandes grupos que não “jogavam juntos” à caminho do objetivo e o insucesso destes times.

Pense: Nestes casos, o grande erro está no time ou no líder?

O fato é que, por experiência, é bem mais fácil alcançar qualquer objetivo quando você se torna uma referência como líder do que quando se torna uma referência de autoridade. Com liderança diz: “Vamos...Ajudamos...Nós conseguimos!”, o apoio é mutuo. Já com autoridade se diz: “Faça... Vá... Eu fiz...” e a coisa toda, quando cumprida, funciona na base do militarismo e medo.

Um dos grandes erros de um líder é se confundir e acostumar-se com o poder e comando pelo medo.

Se puder, faça uma auto avaliação em seu trabalho, grupo ou time:

1. Se você está à frente de uma Equipe:
a) Na maioria das vezes, seu time e as pessoas são lideradas ou comandadas por você?
b) Qual a principal dificuldade que lhe impede de trabalhar a sua habilidade de liderança?
c) Você mais dá ordens do que instruções?

2. Se você não está à frente da sua Equipe:
a) Você é liderado ou comandado?
b) Você possui habilidade de liderança e a aplica em seu dia a dia?

Em um mundo como hoje, onde as pessoas estão sendo acostumadas e criadas para serem independentes e arrojadas, engana-se aquele que acha que consegue alcançar objetivos sem considerar o lado humano.

Neste ponto, a habilidade de liderar é a principal ferramenta para aquele que está à frente de um time, pois é essencial conseguir liderar o indivíduo e fazer com que o time seja eficiente em conjunto.

Pense: Seu principal papel como líder é potencializar as habilidades dos liderados e trabalhar as anomalias. Como consequência,  sua eficiência esta em fazer o time vencer e não vencer no lugar deles!

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários