25 de mar. de 2010

Gerente de Projeto – Líder ou Seguidor?


Esta semana estive lendo vários artigos relacionados ao tema Gerenciamento de Projetos e encontrei esta publicação do Sr. Luiz Paiva, graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Managament Professional) pelo PMI (Project Management Institute), atuou 5 anos como Gerente de Projetos e Diretor de Fábrica na Vitelcom México (multinacional fabricante de telefones celulares) e atualmente presta consultoria empresarial voltada a Gerenciamento de Projetos.

Como o artigo aborda de forma simples e objetiva a diferença entre “Gerente de Projetos” e “Auxiliar de Projetos”, tomei então a liberdade de divulgá-lo em meu Blog respeitando os direitos autorais. 

Muitas empresas adotam processos de Gerenciamento de Projetos, mas a distância entre a forma que o fazem pode ser abismal. Nestes cenários, o papel do Gerente de Projeto também pode ser incrivelmente diferente.

Podemos ver esta diferença também nos anúncios de emprego. Não é difícil encontrar vagas com salários que variam de R$ 5.000 a mais de R$ 10.000. Isto nos dá uma idéia de como organizações diferentes enxergam a atividade de gerenciamento de projetos.

Apesar de existirem inúmeras variações, existem dois grandes grupos nos quais podemos encaixar a maioria dos Gerentes de Projeto:

Os Líderes:
 · São co-responsáveis pelo sucesso do projeto.
 · Possuem algum grau de autoridade sobre a equipe e as atividades.
 · Implementam processos de gerenciamento de projetos que são adotados pela organização.
 · Participam ativamente nas decisões de projeto.
 · Sua preocupação principal é fazer acontecer.
 · Costumam ser profissionais com mais experiência na área.

Os Seguidores
 · Servem como suporte para os responsáveis pelo projeto.
 · Colhem informações para organizá-las, sem ter influência direta sobre a execução das atividades.
 · Implementam poucos processos de gerenciamento de projetos.
 · Possuem pouca participação nas decisões de projeto.
 · Sua preocupação principal é assegurar a correta organização dos dados para fornecer boas informações para os responsáveis pelo projeto.
 · Costumam ser profissionais menos experientes.

É claro que o interesse de todo profissional da área é ser um Gerente de Projeto líder. No entanto, nem sempre as empresas possuem a cultura ou gestores que se encaixem bem com este tipo de atuação.

Ao contratar um Gerente de Projeto o líder de uma empresa deve ter claro qual papel ele exercerá na organização e buscar a pessoa adequada. Da mesma forma, os profissionais de gerenciamento de projetos devem pesquisar bem a cultura e a forma de trabalho da organização para garantir que poderá se adaptar bem à realidade do dia-a-dia.

Fonte: Portal O Gerente

Abraços!! 

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários